terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Breve História da Camisinha

Desde a tripa de carneiro, a camisinha vem evoluindo em sua qualidade, tecnologia e variedade. Durante as últimas décadas, sua imagem também mudou muito, de um item pouco usado e subvertido, no início do século passado; a algo essencial e indispensável na carteira dele ou na bolsa dela.

1940's
Essa X-Cello's, é possivelmente da década de 40. Anos antes, com o desenvolvimento de novas tecnologias, como a vulconização da borracha, permitiu a fabricação de preservativos mais elásticos e adequados ao uso. Houve também, por parte da FDA (a agência sanitária americana), um cuidado maior com os profiláticos, estabelecendo padrões mais elevados de qualidade para os preservativos. Era muito importante que os soldados americanos na Segunda Guerra Mundial, não se contaminassem com doenças sexualmente transmissíveis.

1960's
A revolução sexual da década de 60 e o início do uso de anticoncepcionais, levaram a uma diminuição do uso de preservativos.
Assim, numa época de Garganta Profunda (1972), mesmo que custassem 50 cents, não é estranho sobrar no estoque de uma farmácia essas duas Dixie Deluxe dos anos 60.


1980's
O primeiro caso de AIDS foi relatado em junho de 1981, em Los Angeles, EUA. No ano seguinte, também na Califórnia, foi criada a San Francisco AIDS Foundation (http://www.sfaf.org/).
Por causa do vírus HIV, a década de 80 foi marcada por um grande aumento do uso de camisinha, principalmente pela comunidade gay. E é também resultado disso, que a camisinha tornou-se imprescindível ao sexo hoje.

Quer saber mais sobre a história da camisinha? http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1293956/?page=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...